Medalha de Mérito Empreendedor do Concelho de Penela

 

O dia de ontem foi particularmente feliz para mim uma vez que tive a honra e o orgulho de ser homenageado pelo Município de Penela com a atribuição da Medalha de Mérito Empreendedor, numa cerimónia muito bonita e digna na qual estiveram presentes o Senhor Secretário de Estado da Administração Local e da Modernização Administrativa, Engº Paulo Júlio, o Presidente da Câmara de Penela, Sr António Alves e o Presidente da Assembleia Municipal de Penela, Dr Fernando Antunes, bem como outras individualidades como foi o caso do Senhor Reitor da Universidade de Coimbra.

Tenho consciência que não é um caminho fácil transformar um Concelho, em marcha lenta para a desertificação humana, num pólo dinâmico capaz de complementar a sua envolvente económica e de atrair os negócios certos e as condições certas para que os seus habitantes possam ser bem sucedidos.

Felizmente é esta resiliência que vejo na atitude e energia de todos os Penelenses, dos seus Responsáveis Autárquicos e particularmente da Visão e Pragmatismo de um dos seus principais representantes, o actual Secretário de Estado da Administração Local, que me faz continuar a acreditar ser possível, a nível local e regional, desenvolver Ecossistemas Empreendedores que contribuam para a criação, modernização e internacionalização das nossas empresas e, ao mesmo tempo, ajudando o nosso País a abrir as suas fronteiras e a sua mente aos desafios Globais com que diariamente somos confrontados.

 

 

“É o rosto de um vasto trabalho de dinamização do conceito de empreendedorismo enquanto marca fundamental no processo de criação de riqueza e consequente desenvolvimento de Portugal.

Presidente da Federação Nacional de Business Angels, é, desde 2007, um importante parceiro do Município de Penela na organização e realização do Fórum de Desenvolvimento Económico, contribuindo decisivamente para que este espaço de debate seja hoje uma referência nacional no que às questões de desenvolvimento diz respeito.

Porque o efectivo desenvolvimento de qualquer sociedade só será plenamente alcançado através de uma nova cultura de atitude, Francisco Banha, em parceria com o Município, desenvolveu em Penela o projecto pioneiro do Empreendedorismo na Escola, através do qual, professores e alunos são despertados para um conjunto de novas atitudes e novas formas de olhar a vida numa perspectiva empreendedora, assente no princípio de que cada problema com que nos deparamos pode ser sempre uma nova oportunidade.

Pela importância da sua acção concreta na disseminação de uma nova cultura de auto-responsabilização, de cada um pelo seu próprio futuro e pelo futuro da sociedade em que se insere, de que é apenas exemplo o trabalho desenvolvido no nosso concelho, Francisco Banha é credor do Mérito Empreendedor pelo Município de Penela.”

– Município de Penela
 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt