Visita de Sua Excelência o Presidente da República aos EUA

Foto com Aníbal Cavaco Silva

Foto com Aníbal Cavaco Silva

Foi com muito orgulho e motivação que, na qualidade de Presidente da Direcção da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, integrei a Comitiva que o Sr Presidente da Républica decidiu convidar para o acompanhar na sua visita aos EUA e particularmente a S.José da Califórnia, onde se situa o mítico Silicon Valley.

Estar em Silicon Valley significou poder estar no local do mundo onde as empresas crescem mais rápidamente, ou seja atingem em média taxas de crescimento de mais de 20% ao ano durante três anos consecutivos, em virtude de estarem integradas num verdadeiro Ecossistema Empreendedor que possui o capital, conhecimento e especialistas que permitem transformar boas ideias em negócios excelentes.

Porém, para muitos de nós que foram na Comitiva Presidencial, estar em S.José também significou estar perto da Comunidade Empresarial Portuguesa que desde há muitas décadas atrás vem afirmando ano após o bom nome de Portugal como bem o demonstra o Senhor Manuel Vieira, actualmente o maior produtor mundial de batata doce, que tendo saído da ilha do Pico aos 17 anos atingiu nesta Região dos EUA  o sucesso empresarial que o coloca como um dos empresários mais importantes do Silicon Valley demonstrando que nem só de tecnologia se constroem verdadeiros impérios empresariais.

Naturalmente que estando em Silicon Valley o acesso a contactos com a comunidade de investidores mais importante do mundo, uma vez que foi aqui que por exemplo a Intel, a Apple, a Google ou mais recentemente o Facebook conseguiram transformar-se em verdadeiros players da Economia Mundial, acaba por ser uma realidade que se sente ao virar de cada esquina e no meu caso em particular esta realidade ainda foi mais evidente dado ter benficiado da magnífica organização do Protocolo do Estado que permitiu a realização de reuniões presenciais com cerca de 20 dos responsáveis das principais empresas de capital de risco americanas.

Poder partilhar as minhas experiências, expectativas e anseios com este conjunto de investidores foi algo verdadeiramente único e só ultrapassável pela Magnitude do momento que tive o privilégio de viver quando a Comitiva do Senhor Presidente da Républica chegou ao adro da Igreja Nacional das Cinco Chagas onde, uma fracção importante dos 360.000 portugueses e lusodescentes que vivem na Califórnia, o esperavam com gritos de Viva Portugal, Viva o Presidente da Républica!!! provocando em todos nós um verdadeiro banho de Nacionalidade Portuguesa.

Foi assim dentro deste verdadeiro espírito de missão de tentarmos por um lado transmitir à comunidade de investidores americanos que Portugal é um País onde o talento dos seus jovens, a qualidade da sua democracia e as infraestruturas tecnológicas existentes permitem a identificação de novas oportunidades com possibilidades de sucesso à escala global, e por outro lado inspirar a diáspora portuguesa, particularmente a que vive na Califórnia que passa por ser a mais rica comunidade portuguesa nos EUA, a apostar nas potencialidades que o nosso País actualmente possui, que considero ser possível, a curto prazo, no seio da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels concretizar o conjunto de objectivos que passo a expor :

– Criar uma plataforma internacional que proporcione o intercâmbio regular entre investidores Business Angels de origem Portuguesa e o acesso a novos mercados às empresas por estes financiadas ao mesmo tempo que interagem com organizações locais de investidores.

– Proporcionar às empresas financiadas por Business Angels em Portugal o acesso a novos investidores nas geografias da Diáspora Portuguesa;

– Potenciar o relacionamento e a cultura de “rede” entre os empresários e investidores portugueses dispersos pela Diáspora Portuguesa;

– Capitalizar as actuais relações da comunidade Portuguesa de Business Angels com investidores de todo o mundo através da EBAN (Europa), WBAA (Global) e acordos bilaterais.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

2 comentários a “Visita de Sua Excelência o Presidente da República aos EUA”

  1. Paula Lebre says:

    Dr Banha

    Como cidada reconheço e aprecio muito o seu trabalho, a sua personalidade e sobretudo o seu empenho em permitir a realização dos sonhos de muitas pessoas que têm coragem de arriscar.
    Louvo também a sua forma de comunicação acessivel e aberta . Por isso, fiquei muito feliz quando li que fazia parte da comitiva representativa do nosso país. Não quero deixar de o felicitar e principalmente de lhe agradecer.
    Bem haja e muitas felicidades para o seu sonho em realizar os sonhos dos outros.
    Até sempre.
    Paula Lebre/Elvas

  2. Mário Araújo says:

    Prof. Francisco Banha,
    Estou feliz por o encontrar como representante do conhecimento, do capital humano e do capital financeiro, tanto do nosso país como do mundo.
    Proponho até, como sempre, atribuír-lhe o título de “embaixador do empreendedorismo”.
    Mas como acredito que esteja mais interessado nos labores do que nos louvores, desejo a concretização desses objectivos que enuncia, para os quais sei que está a trabalhar arduamente neste momento…
    Assim é o prof. Banha que eu tenho o privilégio de conhecer. Sempre a pensar em coisas novas. Pensamento Grandioso e acção Rápida.
    E o “sonho americano” é de facto muito inspirador…
    Saudações, Mário Araújo.

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt