FNABA lidera EBAN e Business Angels Club renova mandato

Na Assembleia Geral da EBAN (European Business Angels Network) realizada em Moscovo no passado dia 24 de Abril, fui eleito pela terceira vez consecutiva para a Direcção desta importante associação.

A nova Direcção da EBAN, liderada pelo meu amigo e Vice-Presidente da Direcção da FNABA, Paulo Andrez, é constituída por associados de França, Alemanha, Espanha, Finlândia, Suiça, Reino Unido, Holanda, Itália, Bélgica, Rússia, Turquia e Sérvia, foi eleita para um mandato com a duração de 2 anos, tendo a particularidade de pela primeira vez na história da EBAN, ser um país do sul da Europa a assumir a sua liderança.

Para o novo Presidente da Direcção da EBAN, Paulo Andrez “esta eleição, acontece numa altura crítica para a Europa, onde os Business Angels são uma peça muito importante para o financiamento do ecossistema de inovação europeu. Estou certo que o excelente trabalho realizado pelos Business Angels, em Portugal, pesou muito na decisão dos membros oriundos dos 24 países representativos da nossa Organização.”

Para mim, na qualidade de Presidente da Direcção da FNABA, é um orgulho ter um dos seus principais mentores e impulsionadores, a gerir os destinos da EBAN. Esta nomeação, para além de ter o mérito de reconhecer o trabalho do Paulo Andrez como Vice-Presidente da EBAN, no mandato anterior, tem a particularidade de distinguir o contributo que a FNABA tem vindo a proporcionar na dinamização da actividade de Business Angels no nosso País, conforme demonstra o facto de no último ano terem sido efectuados investimentos de 7.3 milhões de euros em 37 Operações, apenas no âmbito do Fundo de Co-Investimento Compete.

No último relatório da OCDE, “Financing High Growth Companies”, Portugal aparece referenciado como um dos países com as melhores práticas na área dos Business Angels, não só ao nível do Fundo de Co-Investimento mas também no Sistema de Acreditação a que os Business Angels se encontram sujeitos para efeitos de eventuais estímulos fiscais.

Neste momento particularmente feliz para a FNABA e para Portugal, importa referir, o papel crucial do Presidente do IAPMEI, Luis Filipe Costa, do ex-gestor do Compete, Nelson de Sousa e do Presidente da Caixa Gera de Depósitos, Faria de Oliveira, na conceção e implementação dos instrumentos atrativos que a comunidade de Business Angels possui hoje no nosso País.

 

Francisco Banha, Paulo Andrez, Luis Costa e Ricardo Luz

Na foto: da esquerda para a direita:
Francisco Banha, Presidente da Direcção da FNABA e Presidente do Business Angels Club – Associação Portuguesa de Investidores em Start-Ups;
Paulo Andrez, Vice-Presidente da Direcção da FNABA e Presidente do Clube de Business Angels de Cascais;
Luís Costa, Presidente do IAPMEI;
Ricardo Luz, Vice-Presidente da FNABA e Presidente da Invicta Angels


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt