XII VCIT – Discurso de Abertura

XII Venture Capital IT

XII Venture Capital IT

Comemoramos hoje 12 anos consecutivos de trabalho e serviço, prestados não só à nossa Comunidade Empreendedora, como também a todos os Investidores, quer institucionais, quer pertencentes à Comunidade de Business Angels em forte expansão nas várias Associações de todo o país.

E este Congresso tem essa particularidade de ser, em simultâneo, um eixo de várias centralidades, juntando Empreendedorismo, Inovação e Financiamento num espaço único de confluência de ideias e de partilha de conhecimento e boas práticas. (…)

Um dos grandes motes deste Congresso é desafiar, todos quantos aqui estão hoje, a olhar o presente com criatividade e a repensar os actuais modelos, pondo de lado todas as ideias pré-concebidas que nos poderão transmitir uma visão redutora de ultrapassar a crise.

A criatividade é a essência base do Empreendedorismo e, por isso, os seres humanos são empreendedores porque o desejo de criar está codificado no seu ADN.

Todavia, isto não justifica o modo como se fala, e se encara, hoje o Empreendedorismo como se fosse uma simples medida de escape para o desemprego ou, mais do que isso, uma solução automática para a recuperação económica.

O Empreendedorismo deve ser encarado como uma aposta de longo prazo, que deverá ser iniciada nos programas curriculares do ensino básico e percorrer os vários níveis de ensino, permitindo às crianças e jovens serem levadas, desde muito cedo, a experimentar e a ser desafiadas a desenvolver características empreendedoras.

Além disso, e tal como já o tenho afirmado inúmeras vezes quando falo sobre Empreendedorismo: “A força de uma ideia mede-se pela sua abrangência e aceitação, mas também pela eficácia das acções de suporte a essas ideias com vista à sua materialização”.

Leia o Discurso de Abertura – ficheiro .pdf (0,17 MB)


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “XII VCIT – Discurso de Abertura”

  1. Como vai o francisco,
    Gostava de ter o seu contacto de email para lhe enviar algumas palavras acerca do meu Código Iknie, no meu blog acima. Iknie é uma nova escrita artística com milahres de variações que podem gerar imensas novas ideias com uso em qualquer país. Estou à procura de gente empreendedora e que soubesse lidar com esta ideia global ja com milhares de fans em todo o mundo.
    Pode ajudar-me de algum modo ?
    Tenha um óptimo dia,

    José Tavares
    (Artista e inventor)

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt