A importância da Educação para o Empreendedorismo

Empreendedorismo

Empreendedorismo

Foi com muito interesse que vi hoje o Senhor Presidente da República pronunciar-se sobre a importância da Educação para o Empreendedorismo, não resistindo a publicar as suas afirmações “ A educação para o empreendedorismo, deve começar na escola” tão cedo quanto possível, logo no ensino básico, estimulando a criatividade” e “transmitindo os valores da disciplina, da responsabilidade… ”

O futuro da nossa economia vai depender muito da atividade empreendedora e empresarial dos jovens. É dessa forma que nós vamos conseguir renovar a classe empresarial portuguesa, o que deve ser apoiado pelos poderes públicos e pela sociedade portuguesa em geral”.

Por vezes são estas palavras que servem de mola impulsionadora a incentivarem-me a continuar a passar a mensagem da necessidade de incutirmos o “vírus” do empreendedorismo na nossa Sociedade através dos nossos Jovens .

De facto quando iniciei a www.gesentrepreneur.com em Janeiro de 2006 , com o Professor de Empreendedorismo Canadiano, Chris Curtis, e com um dos meus mais promissores colaboradores , Miguel Gonçalves, estava longe de acreditar, apesar do meu optimismo, que conseguiríamos no presente ano lectivo, 2012/2013, estar a desenvolver a metodologia de ensino de empreendedorismo “learning by doing” junto de 66 Municípios ( Escolas do Ensino Básico, Secundário e Técnico Profissional), 800 Professores e mais de 13.000 alunos ou que, desde 2006, já tivessem passado pelos nossos formadores mais de 30.000 alunos e mais de 4.000 Professores!

Apesar deste trabalho – só possível de realizar porque muitos dos Presidentes de Câmara, Presidentes das Escolas e Agrupamentos de Escolas, Professores, Pais e Alunos compreenderam a importância da mensagem que lhes transmitimos e que nos deram a sua confiança para os ajudarmos a implementá-la no ambiente fantástico do “Espaço Escola” e do “Ambiente Sala de Aula” onde os verdadeiros protagonistas são os alunos – ainda existe muito a fazer na área do ensino do empreendedorismo, junto dos jovens em idade escolar, e por isso tenho forte Esperança que a mensagem hoje transmitida pelo Senhor Presidente da República possa ter um forte impacto na Sociedade Portuguesa e principalmente junto daqueles que tem a obrigação de proporcionar aos Jovens do seu País as ferramentas necessárias à sua aprendizagem ao longo da vida!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt