Portuguese Diaspora Network For Business Angels

Foto com Aníbal Cavaco Silva

Foto com Aníbal Cavaco Silva

No próximo dia 19 de Abril – no decorrer da maior Conferência Americana de Business Angels a realizar em S. Francisco nos EUA http://www.angelcapitalassociation.org/2013summit/ – irei apresentar, na qualidade de Presidente da Direcção da FNABA, a experiência de Portugal na criação da Rede de Clubes de Business Angels da nossa Diáspora.

Neste momento particularmente feliz, para a Comunidade Portuguesa de Business Angels, não poderia deixar de salientar o importante impulso que nos foi concedido, pelo Senhor Presidente da República, quando em Novembro de 2011 teve a amabilidade de nos convidar a integrar a sua Comitiva, na sua deslocação aos EUA e mais concretamente à Califórnia.

De facto foi através desta importante iniciativa, promovida pelo Senhor Presidente da Republica, que tivemos a possibilidade de contactar com alguns dos empresários portugueses, de Silicon Valley e particularmente de S. José da Califórnia, e a partir daí desenvolver um conjunto de contactos que permitiram acreditar que é possível lançar, ao longo da nossa Diáspora, uma verdadeira rede de Clubes de BA que possam contribuir para apoiar as nossas start-ups a lançarem os seus produtos e serviços no mercado global.

Estes nossos esforços estão a dar os seus primeiros resultados conforme o demonstra o facto de já termos acordado a constituição do Clube de BA da Califórnia, liderada pelo empresário Armando Pereira e pelo gestor Helder Antunes, assim como uma intenção bastante credível da comunidade de empresários portugueses que estão a residir no Dubai.

Tenho consciência que, ainda temos muito para fazer até que consigamos ter uma Rede devidamente estruturada, representativa da Diáspora e alavancada com um Fundo de Co-Investimento que inspire os nossos empresários da Diáspora a acreditarem nas citadas start-ups com origem em Portugal, mas o facto de o nosso esforço ter sido reconhecido pela Organização da maior Conferência Mundial de BA, reforçada pelo facto de no mesmo painel estar representada uma das Diásporas mais organizadas do mundo ou seja a Indiana, levou a que decidisse partilhar este acontecimento convicto de que através desta informação possam existir outras comunidades de empresários espalhados pelo mundo que possam querer dinamizar, nas suas áreas de residência, Clubes de Business Angels que aumentem o poder da nossa Rede de BA.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt