Governo de Timor-Leste assina protocolo com GesEntrepreneur

Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste assina protocolo com GesEntrepreneur para o desenvolvimento curricular e formação de professores, em empreendedorismo, do sistema de ensino secundário técnico-vocacional de Timor-Leste.

 

Francisco Banha e Virgílio Simith, Vice-Ministro do Ensino Secundário de Timor –Leste

Eu e Virgílio Simith, Vice-Ministro do Ensino Secundário de Timor –Leste

O Governo da República Democrática de Timor-Leste, através do Ministério da Educação (ME-RDTL), decidiu adotar o modelo do ensino profissional assente na dupla certificação, escolar e profissional, assim como na aposta da formação em empreendedorismo, por forma a incentivar o desenvolvimento económico e sustentado do País.

Em função deste importante objectivo e após realização de diversas reuniões de trabalho, efectuadas, no decorrer de 2012 e 2013, entre responsáveis do Ministério da Educação de Timor-Leste e responsáveis da GesEntrepreneur, foi formalizado ontem de manhã, em Lisboa, a assinatura de um Protocolo de Cooperação tendo em vista a realização das seguintes actividades por parte da Gesentrepreneur:

a) Desenvolvimento de Programas Curriculares para a disciplina de empreendedorismo do sistema de ensino técnico-vocacional adaptado à realidade Timorense;

b) Elaboração dos Guias dos Professores e dos Manuais dos Alunos para os 3 anos escolares, designadamente 10.º, 11.º e 12.º ano;

c) Formação de formadores timorenses para o programa curricular do ensino do empreendedorismo, no ensino secundário técnico vocacional, secundário geral e ensino básico;

d) Acompanhamento local ao projeto.

Para Virgílio Simith, Vice-Ministro do Ensino Secundário de Timor –Leste, “a celebração do presente Protocolo encontra-se alinhado com a consciencialização de que em todo o mundo a educação técnica e vocacional é considerada essencial para capacitar as pessoas a assumirem novos desafios e a adaptarem-se às circunstâncias sociais e económicas em mutação. Isto aplica-se também a Timor-Leste, dado que precisamos que o nosso Povo possua as qualificações necessárias para construir a nossa Nação.

Para tal, faz questão de salientar o Vice-Ministro do Ensino Secundário de Timor-Leste, “é necessário contribuir – através da implementação, no nosso Sistema de Ensino, de metodologias que ajudem a disseminar o espírito empreendedor – para que os jovens Timorenses após terem atingido o final do seu percurso escolar possam chegar ao mundo do trabalho com uma atitude empreendedora que lhes permita vencer, quer por conta própria, quer mesmo por conta de outrem.

Este fato é tanto ou mais importante quanto se sabe que nesta Era em que vivemos, são os pequenos negócios e os indivíduos que colocam a ênfase na auto-confiança que orientarão o crescimento económico e que gerarão as novas oportunidades de emprego. Se o objectivo a atingir é o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, então o veículo pode, e deve ser, o Empreendedorismo”, conclui Virgílio Simith.

Para mim, Fundador e Director Geral da GesEntrepreneur, é um orgulho para a nossa Organização ter sido seleccionada, pelo Ministério da Educação de Timor-Leste, para colaborar na criação de uma política educacional que permita, a médio prazo, a construção de uma cultura empreendedora em Timor-Leste. Passados que foram sete anos de trabalho intenso, em Portugal – que culminaram, até ao momento, com a Formação de mais de 3200 Professores e 45.000 alunos – e ver reconhecida a nível internacional a qualidade das nossas metodologias de ensino, da atitude empreendedora, não pode deixar de ser um forte estímulo a que continuemos a dedicar o máximo do nosso esforço e dedicação à concepção de conteúdos que possam contribuir para fazer Felizes os jovens a que estes programas se dirigem.

De fato ao desmistificar o empreendedorismo, a filosofia de trabalho da GesEntrepreneur assente na metodologia “learning by doing” , proporciona aos estudantes a consciencialização de que mais importante que a posse de meios financeiros ou dos activos, é a inspiração e o sonho que movem o empreendedor, fazendo-o dar o primeiro passo para que actuem ao longo da sua vida em função das suas capacidades e desejos e não de acordo com estigmas sociais, familiares ou económicos.

O presente Protocolo, celebrado no âmbito das relações de amizade e boa-fé institucional entre os dois Países, terá um período de vigência de três anos e abrange os Professores e Alunos das 21 Escolas Técnico-Profissionais de Timor-Leste.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “Governo de Timor-Leste assina protocolo com GesEntrepreneur”

  1. […] Fruto desses contactos resultaram oportunidades para a GesEntrepreneur na área da Educação Empreendedora, com a assinatura de um Contrato com o Ministério da Educação para a formação de 42 Professores de 21 Escolas Técnico Profissionais, e hoje precisamente irão partir para Timor dois meus mais competentes profissionais tendo em vista implementar os objectivos desse acordo, que poderá ser conhecido no post “Governo de Timor-Leste assina protocolo com GesEntrepreneur“. […]

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt