Os Empresários e o Ecossistema Empreendedor Nacional

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Numa época em que a maioria das empresas recompensam os seus gestores pela capacidade que demonstram em realizar mais do mesmo de forma mais eficiente, torna-se difícil esperar grandes mudanças no actual ambiente económico nacional ainda para mais quando todos nós possuímos o sentimento da existência de um nível crescente de ameaças globais, independentemente das suas proveniências.

Apesar de estarmos reféns de um paradigma que coloca a obtenção de eficiência à frente de qualquer outro objectivo, temos enquanto gestores e empresários de ser capazes de nos libertar dessa amarra fazendo da paixão, da criatividade e da iniciativa o nosso grande imperativo para que possamos prosperar nos tempos difíceis em que vivemos.
Experimentar com tecnologias disruptivas, explorar novos caminhos para entrar no mercado e esforçarmo-nos para alcançar novos tipos de consumidores é a única forma que todos temos de enfrentar a surpresa que o futuro nos irá revelar.

Acredito por isso que 2014 seja um ano no qual os empresários portugueses procurem no Ecossistema Empreendedor Nacional soluções que lhes permitam alcançar esse Conhecimento beneficiando do “ Silicon Valley” de políticas públicas que os Governos têm lançado mas que continuam a ser, infelizmente, desconhecidas da generalidade dos portugueses e dos empresários em particular.

Como nos ensina Ricardo Hausmann, num excelente artigo publicado no passado dia 11 de Janeiro no Expresso, o desafio não consiste em escolher alguns vencedores entre as indústrias existentes, mas antes em facilitar a emergência de mais vencedores por alargamento do Ecossistema de negócios e capacitar o seu apoio a novas actividades.

É dentro deste espírito que defendo, há já vários anos, que no actual mundo globalizado em que vivemos são os Ecossistemas Empreendedores que competem e não as empresas existindo por isso uma evolução nas ideias transmitidas, no decorrer dos anos oitenta, pelo guru da Estratégia, Michael Porter , quando na altura afirmava que são as empresas que competem e não os Estados.

Tendo em vista contribuir para o conhecimento deste Ecossistema não posso deixar de partilhar com os interessados algumas informações que possuo sobre o mesmo, nomeadamente as constantes na entrevista que concedi à jornalista Hermínia Saraiva do Diário Económico…

 

Leia a entrevista – ficheiro .pdf (0,25MB)

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt