A metamorfose de um convite

No decorrer da implementação do Programa Escolas Empreendedoras várias vezes me tenho pronunciado sobre o importante papel que os Professores desempenham nomeadamente junto dos seus alunos mas não só.

Foi por isso que recebi com muita satisfação o Testemunho da Professora, Margarida Gomes, sobre a sua participação no Programa Escolas Empreendedoras da Região de Coimbra, que pela pertinência da abordagem efectuada contribuirá certamente para uma melhor compreensão das dificuldades e das oportunidades a que os Professores se encontram sujeitos na implementação dos citados Programas.

margarida-gomesHá convites em que se torna indelicado dar uma resposta que não seja o sim. São convites comprometedores, que interiormente geram mudanças positivas ou negativas.

Naquele primeiro dia de março, disse o sim… afinal a formação eram só cinco 5ª feiras, em horário pós laboral…

Contudo, a temática não me despertava qualquer interesse. Andava cansada de formações em educação para qualquer coisa… cívica, saúde, sexualidade, do género e agora em empreendedorismo.

Saí do gabinete do Diretor um pouco constrangida.

Iniciar a frequência de uma ação de formação ao meio do ano letivo, a lecionar três níveis do ensino secundário (como tal com direito a exame nacional…), quebrar a rotina previamente planificada e antever um final de ano letivo muito trabalhoso, foi o bastante para iniciar a formação em completa negação.

De salientar que, dois meses antes, já recebera a proposta por correio eletrónico institucional, e a reação foi imediata … delete.

Mas num convite presencial torna-se difícil pronunciar o não.

Quatro dias depois estava na primeira sessão.

 

Leia o testemunho da professora Margarida Gomes na sua totalidade: “A metamorfose de um convite…

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “A metamorfose de um convite”

  1. Hélio Pinho says:

    Realmente, é muito fácil, nos dias que correm, identificarmo-nos com a descrição inicial realizada pela Margarida Gomes. Mas soube bem ler este texto, com um final surpreendente.
    Quantas vezes as baixas expetativas em relação a algo acabam por revelar-se ilusórias?!
    Tenho a certeza de que a formação em que participou veio dar um novo estímulo à prática letiva e é disso que todos precisamos atualmente!
    Parabéns pelo texto, Margarida!
    Fico à espera de novas partilhas.

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt