XIV VCIT – Junte-se a Nós!

XIV Venture Capital IT

XIV Venture Capital IT

Na sequência das iniciativas levadas a efeito pela Gesventure é com bastante orgulho que confirmamos a realização – em colaboração com a APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco e Desenvolvimento – nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro do XIV VCIT- Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo.

Tendo consciência que o Empreendedorismo é um dos drivers mais importantes para o impulso ao desenvolvimento económico e à competitividade das economias torna-se importante continuar a desenvolver um conjunto de actividades que contribuam para a concepção de um sistema auto-sustentável que estimule a atitude empreendedora através da qual se potencie a inovação e a criação de novas iniciativas empresariais.

Atendendo à tipologia e aos objetivos desta nossa Iniciativa- VCIT- e à sua inserção no Ecossistema Empreendedor Nacional  é importante continuar a discutir o desenvolvimento do citado Ecossistema permitindo divulgar o seu  funcionamento e quais as variáveis que o influenciam direta e indiretamente.

Deste modo, é pertinente compreender o enquadramento da actividade desenvolvida pelos seus diversos actores estimulando o aumento da sua competitividade tendo em vista o seu empenhamento na criação e desenvolvimento de novos negócios e o aumento da massa critica de empreendedores qualificados.

Naturalmente que, num quadro de grande competitividade, é necessário encontrar mais-valias e vantagens competitivas que não possam ser emuladas. Esses fatores diferenciadores, que envolvem a excelente qualidade de vida e o enquadramento na União Europeia, para além da entrada em vigor do Quadro Comunitário de Apoio para o período 2014-2020, terão que ser capitalizados, colocando Portugal como uma referência na criação do ambiente ideal para o apoio ao desenvolvimento de startups.

De acordo com o estudo Entrepreneurial Ecosystems Around the Globe and Company Growth Dynamics, desenvolvido pelo Fórum Económico Mundial em 2013, os três pilares mais importantes para os empreendedores a nível mundial são a acessibilidade dos mercados, o capital humano e o acesso a financiamento pelo que importa continuar a reflectir sobre estes pilares nomeadamente através do acesso ao Conhecimento dos especialistas nacionais e internacionais que, ano após ano, nos têm dado a honra da sua presença no nosso Congresso Internacional.

 De facto continuamos a acreditar que são nestas ações e vontade comum, como demonstra o facto de também a APCRI se ter voltado a associar formalmente e operacionalmente à realização deste nosso XIV VCIT, que é possível e justificável continuar a fazer deste Evento o espaço ideal para promover as condições apropriadas para o estímulo do empreendedorismo e a sua aproximação ao Capital de Risco e aos Business Angels – bem patente nas sessões em formato Elevator Pitch e das sessões privadas de apresentação de projectos realizadas entre os empreendedores e os investidores – dando a conhecer dessa forma à Comunidade Empreendedora Nacional as importantes evoluções registadas no domínio das Políticas Públicas de apoio ao Empreendedorismo e ao Financiamento Empresarial.

Acresce que, a exemplo dos anos anteriores, também este ano iremos voltar a contar com a presença de distintos Oradores nacionais e internacionais pelo que acreditamos estarem criadas as condições adequadas para que todos aqueles se interessam pelas temáticas do Empreendedorismo e do seu Financiamento nos continuem a dar a honra da sua presença.

No espírito deste Evento e numa homenagem ao espírito empreendedor dos Portugueses, iremos voltar a distinguir os empreendedores e as empresas que mais se distinguiram no desenvolvimento das suas actividades, através da atribuição de Prémios nas seguintes Categorias: Empreendedor, IntraPreneur e Autarca do Ano, Internacionalização e Inovação.

Esta Cerimónia de distinção de verdadeiros empreendedores de referência tem vindo a  conquistar um espaço próprio e é hoje uma singular expressão de reconhecimento aos que actuaram de forma inovadora, sustentável e que conseguiram contribuir para a criação de riqueza  no nosso País e no reforço da sua imagem nos mercados internacionais.

Não deixem de aproveitar a oportunidade de conhecerem os actores do Ecossistema Empreendedor Nacional que se encontram a fazer a diferença na criação de riqueza e nesse sentido recomendo a vossa inscrição no nosso Congresso.

Contamos consigo tal como os restantes participantes para continuar a manter a Dimensão tão expressiva que esta Iniciativa tem vindo a alcançar ao longo de mais de uma Década.

» https://www.gesventure.pt/vcit2014

 

Francisco Banha

CEO da Gesventure , SA


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt