Discurso de encerramento do XIV Venture Capital IT por António Saraiva

Discurso de encerramento do Venture Capital IT por António Saraiva, Presidente da CIP

Discurso de encerramento do Venture Capital IT por António Saraiva, Presidente da CIP

Discurso de Encerramento do XIV Venture Capital IT, por António Saraiva – ficheiro .pdf (0,30MB)

 

“As minhas primeiras palavras são de felicitações pela realização deste XIV Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo.

Agradeço, na pessoa do Dr. Francisco Banha o amável convite que me dirigiu para me associar a esta cerimónia de encerramento e à entrega dos prémios com que vão ser reconhecidos os empreendedores e as empresas que mais se distinguiram no desenvolvimento das suas atividades.

Analisando em detalhe o Innovation Union Scoreboard 2014, da Comissão Europeia, podemos concluir que o indicador em que Portugal se encontra em melhor posição é o do número de copublicações científicas internacionais.

Portugal regista também uma boa classificação nos indicadores relativos à percentagem de PME que introduziram inovação nos seus produtos ou processos ou em termos de marketing e organização (contrariando o preconceito de uma menor predisposição das empresas portuguesas para inovar).

Mas estamos particularmente mal nos indicadores que estão diretamente relacionados com os efeitos económicos da inovação.

Este desfasamento sugere a necessidade de uma mais estreita ligação entre os meios científicos e empresariais, de modo a colocar as competências de que Portugal já dispõe ao serviço de estratégias e iniciativas empresariais.

Estratégias e iniciativas que resultem em novos produtos e serviços, baseados em conhecimento e tecnologia, e em processos mais eficientes (…)”

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt