Partilha com Energia

"Partilha com Energia", promovido pela EDP Produção

“Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção

Concluiu-se hoje em Lisboa, no magnífico museu de electricidade, a primeira Edição do programa designado “Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção.

Este programou visou promover os valores de disciplina, cidadania, excelência, competitividade e entusiasmo junto dos alunos dos 15 aos 18 anos, do 10, 11 e 12 anos do Ensino Secundário, nas Escolas de Tomar, Constância, Santo André e Sines.

Durante a tarde de hoje 12 grupos de jovens apresentaram aos membros do Júri os seus trabalhos sendo fantástico verificar o nível de iniciativas que os mesmos levaram a efeito ao longo destes vários meses de permanente desafio e interacção com as respectivas comunidades.

Desde darem a conhecer o vastíssimo e riquíssimo património histórico e arquitectónico, peculiaridades gastronómicas, diversões, os empreendimentos hidroelétricos de Castelo de Bode e Termoeléctricos de Sines mas também o envolvimento em projectos de cariz humanitário como foram o caso de obtenção e entrega de donativos a instituições de solidariedade social passando pelo tratamento de roupas doadas, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma cidadania activa.

Educar para a Cidadania ou seja “formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos,” são objetivos promovidos pela DGDIC, Ministério da Educação, que foram totalmente concretizados ao longo deste Programa da EDP Produções.

De facto o fantástico intercâmbio realizado entre os membros das várias equipes, escolas e regiões, a união entre os elementos estruturantes da sociedade, o espírito mobilizador e empreendedor demonstrado fizeram – como o grupo vencedor, agrupamento de escolas Nuno de Santa Maria em Tomar salientou – jus a este nobre propósito da Promoção de uma verdadeira Cidadania activa.

Termino felicitando a EDP por esta excelente iniciativa a qual mereceu publicamente e justamente um forte reconhecimento por parte dos Professores, estudantes e autarcas envolvidos!

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt