Um Concelho amigo do emprego e das empresas

Projecto de Educação e Empreendedorismo 2015/2016 - Oeiras

Projecto de Educação e Empreendedorismo 2015/2016 – Oeiras

No âmbito da orientação estratégica “ Um Concelho amigo do emprego e das empresas” o Município de Oeiras tem em curso um Plano de Acção do Emprego, Empreendedorismo e Inovação no qual tem vindo a assumir particular importância a valorização da Educação para o Empreendedorismo.

Fomentar o espírito empreendedor, nas crianças e jovens do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, partilhar experiências e ideias, facilitar um maior contexto com o mundo real e incentivar o desenvolvimento local, são objectivos que se pretendem atingir com esta intervenção junto das Escolas de um dos Concelhos mais empreendedores do nosso País.

A aprendizagem e o treino de competências e atitudes que promovam uma relação positiva com o risco, com o saber planear e calcular oportunidades e identificar ameaças, e com o desenvolvimento da capacidade de tomar iniciativa e inovar, mereceram uma grande adesão por parte dos responsáveis das Instituições de Ensino, do Concelho de Oeiras, como é bem patente no número de professores e alunos que aderiram ao Projecto de Educação e Empreendedorismo, no presente Ano Lectivo de 2015/6.

De facto a implementação do Projecto envolveu a formação de 26 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de 29 professores do Ensino Secundário, finda a qual os citados professores ficaram habilitados a dinamizar sessões de empreendedorismo, em contexto sala de aula, junto de 556 alunos do 1º Ciclo e de 581 alunos do Secundário.

Sabendo que o futuro das crianças é um dos assuntos que mais importância tem na vida dos pais, famílias e de toda a Comunidade, a Autarquia de Oeiras – nas pessoas do seu Presidente, Paulo Vistas, Vice – Presidente, Carlos Morgado e Vereador, Ângelo Pereira- tem manifestado uma particular atenção à implementação do Programa de Educação Empreendedora, destinada ao referido 1º Ciclo, conforme o demonstra o facto de hoje terem estado presentes na Escola Básica 1, Gomes Freire de Andrade, a acompanhar e interagir com as crianças e os seu professores, durante uma das fases mais emblemáticas do citado Programa que é proporcionada pela entrega, a cada uma das crianças envolvidas, do Kit Empreendedor.

Kit do Empreendedor - A aventura do Gaspar em Oeiras

Kit do Empreendedor – A aventura do Gaspar em Oeiras

Tendo em conta o grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos e indo ao encontro de algumas aprendizagens realizadas através do currículo formal, tornou-se deveras interessante constatar a grande adesão destas crianças na realização das 15 actividades dinâmicas que fazem parte da “Aventura do Gaspar” no Município de Oeiras.

Assente num foco inovador proporcionado pela História do Município de Oeiras- no qual a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, assume um particular destaque – foi possível desenvolver um programa educativo que está a proporcionar, às 556 crianças envolvidas, quatro competências chave que são consideradas essenciais, nomeadamente ao nível da Comissão Europeia, ser transmitidas aos alunos em idade escolar como são a criatividade, comunicação, alfabetização financeira e perfil empreendedor.

Ao crescerem familiarizadas com a realidade do empreendedorismo e habituadas a criar novos projectos e participarem em diferentes iniciativas certamente que as crianças do Município de Oeiras, passarão a estar mais preparadas para o futuro que as espera.

Até porque, como nos ensinou o saudoso Professor Peter Drucker “ o que necessitamos é de uma Sociedade Empreendedora onde a inovação e o empreendedorismo sejam normais, constantes e contínuos.”

Como munícipe de Oeiras, onde iniciei o meu percurso escolar e lancei – há já trinta anos atrás- a minha primeira empresa, é com enorme orgulho e felicidade que tenho a honra de fazer parte deste projecto que tenho a certeza muito irá contribuir para a transmissão de algumas das competências essenciais, para o desenvolvimento pessoal e escolar dos alunos, e dessa forma interiorizarem a paixão de querer tomar o controlo das suas vidas, pois é disso que se trata quando falamos de educação empreendedora.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt