6ª Edição Colóquio Escolas Empreendedoras

No âmbito da 7ª edição do Programa Escolas Empreendedoras promovido pela Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, envolvendo cerca de 180 professores e mais de 3.000 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, ensino secundário e profissional, realizou-se a primeira parte do 6º Colóquio “Viseu Dão Lafões – Por um Desenvolvimento Sustentável e um Território de Futuro”

Com mais de 230 Professores inscritos e em articulação com os quatro Centros de Formação de Professores, desta empreendedora Região, foi extremamente gratificante poder beneficiar da partilha e da reflexão sobre a educação para a sustentabilidade e o futuro dos territórios mas também sobre os desafios que são colocados, neste contexto, às escolas, professores e educadores.

A caminho dos 9 mil milhões de habitantes, no nosso Planeta, fácil será perceber que todos os anos precisamos de mais espaço, comida, água, educação e empregos que no limite podem tornar o nosso estilo de vida insustentável.

 

 

Perante estes sinais a mudança não deve ocorrer somente de cima para baixo, vinda dos governos nacionais e instituições internacionais, mas principalmente de baixo para cima, a partir de cada um de nós, das empresas, das escolas e universidades, entre outros atores.

A pertinência da realização deste tipo de eventos, mas mais ainda da interiorização da importância da aquisição de competências empreendedoras por parte dos jovens em idade escolar – tal como se encontra definido no quadro europeu de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida- afigura-se como condição praticamente essencial para que estes possam ser criativos, autoconfiantes, socialmente responsáveis e aptos a serem líderes que, no futuro, possam alterar o modo como estamos a consumir os recursos que se encontram disponíveis no nosso Planeta.

Para um conhecimento mais pormenorizado desta iniciativa e do Programa Escolas Empreendedoras da Região Viseu Dão Lafões recomendo a consulta do seguinte endereço: http://empreendeviseudaolafoes.pt/escolas2018/index.php/coloquio-2


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt