Colóquio para Professores da CIM VDL

Esta tarde, a convite da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, estive no Colóquio para Professores a partilhar a minha forte convicção da força motriz que o investimento na educação para o empreendedorismo possibilita na formação das nossas crianças e jovens – pessoas que se virão a revelar cidadãos ativos, socialmente integrados, participativos e, sobretudo, capazes de decidir o seu próprio futuro.

Continuo a acreditar que é na escola que tudo se inicia, e é por meio da qual que tudo deveremos fazer para que as nossas crianças, jovens e seus professores possam ter acesso a toda a tipologia de programas que permitam o desenvolvimento das suas competências empreendedoras.

Neste contexto, nada melhor que interagir com os professores a quem cabe, enquanto facilitadores por excelência, assumir a importante tarefa de “romper” com o velho modelo de aprendizagem baseado na mera acumulação do saber científico para consumo no próprio sistema educativo.

É preciso dar a conhecer aos alunos novas formas de percepção do mundo, trabalhando atitudes e comportamentos baseados em atividades nas quais o risco, a capacidade de inovar e de conviver com a incerteza são determinantes na concepção de produtos e serviços diferenciadores e geradores de valor para a sociedade.

Terá assim de ser reconhecido o importante trabalho desenvolvido, desde o ano letivo 2011-2012, pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, na promoção da cultura empreendedora junto da comunidade educativa do seu território. Esta decisão tem contribuído, não só para a adoção de um novo espírito de iniciativa e dinamismo no percurso dos jovens em idade escolar, como também para influenciar, ano após ano, a crescente dinâmica empreendedora na Região e, em particular, no seu Ecossistema Empreendedor.

Mais um dia inspirador rumo a um Portugal, cada vez mais, Empreendedor!

Bem hajam todos os Professores!!!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt