Referencial de Educação para o Empreendedorismo (EpE)

Uma das notícias felizes por que tantos esperávamos no domínio da educação para o empreendedorismo (educação pré-escolar e escolaridade pública obrigatória), acaba de se tornar realidade com a colocação em consulta pública, por parte da Direção-Geral da Educação, do Referencial de Educação para o Empreendedorismo (EpE) – https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/referencial_educacao_empreendedorismo_cp.pdf

Ao longo do meu percurso profissional e académico, dei sempre particular destaque e importância à EpE, acreditando nos seus valores e na sua profundidade enquanto campo de ação – vide investigação no âmbito do meu doutoramento em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/15239 ou através do meu livro https://otriunfodosempreendedores.com/.

Como tenho vindo a defender há décadas, um ecossistema empreendedor e uma sociedade mais livre só podem existir e subsistir se houver uma estrutura de suporte na qual essas premissas possam repousar.

Essa estrutura passa, em larga medida, pela EpE enquanto influenciadora de um amanhã mais empreendedor e mais próspero e de uma cidadania mais consciente, informada e ativa.

Neste contexto, a resposta à necessidade de documentos facilitadores na abordagem do domínio do empreendedorismo, ao ser reconhecida pelos organismos internacionais – vide por exemplo o Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (http://europa.eu/!tx78fG) elaborado pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia, com tradução para português em https://eg.uc.pt/bit…/10316/94202/1/TRADUCAO_ENTRECOMP.pdf -, aconselha que a iniciativa em apreço seja reconhecida como uma oportunidade única para que os professores se possam apropriar das práticas pedagógicos-didáticas recomendadas, tendo em vista a sua repercussão na aprendizagem dos alunos – no que aos conteúdos de EpE diz respeito.

É crucial que todos – nomeadamente os que possuem experiência e conhecimentos na vertente pedagógica com relevância da formação de competências relacionadas com o empreendedorismo-, possam contribuir para edificação deste projeto e que consigamos colaborar na passagem da doutrina à implementação efetiva de metodologias e de práticas pedagógicas indutoras de experiências práticas que promovam uma sociedade que valorize as múltiplas dimensões que a Educação para o Empreendedorismo pode comportar.

Face ao exposto, não deixo de reforçar a importância dos (eventuais) contributos sejam enviados à DGE, até ao dia 5 de junho de 2022, através do endereço eletrónico: referencialempreendedorismo@dge.mec.pt

Referencial de Educação para o Empreendedorismo (EpE)


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt