Educação para o empreendedorismo no Município de Albergaria-a-Velha

De acordo com as orientações internacionais, um dos principais entraves ao desenvolvimento de uma oferta educativa eficaz e de qualidade no domínio da educação para o empreendedorismo encontra-se na ausência de resultados de aprendizagem nos respetivos processos de avaliação.

Justifica-se, por isso, que se contribua para um melhor entendimento destes termos, nomeadamente com uma pequena descrição de cada uma das categorias em que é habitual apresentar esses resultados de aprendizagem, ou seja, (i) atitudes – autoconfiança e sentido de iniciativa; (ii) competências empreendedoras – criatividade, planeamento, literacia financeira, gestão de recursos, gestão da incerteza/risco, trabalho de equipa; e (iii) conhecimento empreendedor – como avaliar oportunidades, o papel dos empreendedores na sociedade e opções de carreira.

Perante este enquadramento, torna-se bastante importante dar a conhecer programas de educação para o empreendedorismo no território nacional que tenham presente estes critérios nos diversos níveis de ensino em que são implementados. A este nível merece saliência o trabalho desenvolvido desde há 8 anos no Município de Albergaria-a-Velha, e que tem no seu presidente, António Loureiro, um dos seus principais apoiantes.

Por um lado, na 8.ª Mostra de Empreendedorismo Júnior, os alunos do 1.º e 2.º Ciclo apresentaram à comunidade o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo – no 1.º Ciclo, os mais novos criaram jogos em diferentes formatos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e no 2.º Ciclo, pensaram em projetos solidários, capazes de ir ao encontro das necessidades das IPSS e de outras entidades do Concelho.

Por outro lado, os alunos do Ensino Secundário e Profissional, participaram na última etapa do seu programa de empreendedorismo com a apresentação à comunidade das ideias que desenvolveram, com o apoio dos seus professores, e ao longo das diversas etapas do programa.

Pretende-se, assim, que obtenham neste processo de aprendizagem o desenvolvimento das suas competências empreendedoras, através do envolvimento em trabalhos baseados em projetos – em que há um processo claro de produção de ideias e um produto final específico -, e, em particular, na participação num desafio a nível da comunidade utilizando ideias diferenciadoras para criar soluções que permitam resolver problemas de âmbito local, regional e, porque não, global.

Mesmo tendo presente que o propósito da educação para o empreendedorismo visa contribuir para que os nossos jovens obtenham uma experiência prática antes de completarem a escolaridade obrigatória e, consequentemente, entrada na universidade – uma vez que as generalidades dos alunos continuam (e bem), os seus estudos a nível universitário, não deixa de ser gratificante poder apoiar a divulgação dos trabalhos que foram premiados (pelo respetivo júri e de acordo com o regulamento do respetivo concurso), através de uma pequena descrição dos mesmos: (i) PIAÇÁ ELÉTRICO: Piaçá moderno e tecnológico, que com função de limpeza por rotação de 180º graus e base multifunções, pretende facilitar a limpeza da sanita.; (ii) TRYMULTI: Dispositivo multifunções que permite conciliar todos os materiais necessários para gravação de conteúdo digital num único equipamento; (iii) LABOTTLE: Garrafa de água ecológica e moderna com um sensor que emite informação para uma aplicação sobre a consumo de água e a frequência ideal de ingestão da mesma.

Por último, não podia deixar de transmitir uma mensagem de apreço a todos aqueles que em Albergaria- a -Velha iniciaram esta caminhada empreendedora e que ano após ano têm vindo a reforçar a sua forte convicção de que a educação para o empreendedorismo é uma força motriz essencial para que cada um dos alunos venha de forma progressiva a construir o seu próprio saber empreendedor.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt