Na foto Paulo Júlio (à direita), Presidente da Câmara Municipal de Penela, recebe o Prémio Autarca Empreendedor do Ano como resultado do esforço realizado na implementação do programa de Empreendedorismo nas Escolas no seu concelho. |
Cerca de 50 alunos dos 7º, 8º e 9º anos da escola Infante D. Pedro e da escola tecnológica e profissional de Sicó do Pólo de Penela vão ser hoje empreendedores por um dia.
Esta iniciativa, inserida no «Projecto de Empreendedorismo» promovido por várias escolas do Continente e da Madeira, tem vindo a decorrer desde 16 de Janeiro em Penela e envolve alunos, professores e formadores da empresa GesEntrepreneur, empresa responsável pelo projecto.
A ideia deste projecto consiste na criação de um mini-negócio apenas com a quantia de 5 euros.
Em declarações à Lusa, fonte da autarquia salientou que «os alunos terão a oportunidade de serem empreendedores e de tomarem decisões referentes ao seu negócio e de reconhecerem os erros cometidos durante a preparação e implementação do negócio».
A mesma fonte defendeu que esta iniciativa «é uma forma de incutir nos alunos valores como a resistência e a gestão do dinheiro».
Miguel Gonçalves, Managing Director da GesEntrepreneur explicou à Lusa como é dada a formação: «Numa primeira fase é ministrada aos docentes várias formações sobre empreendorismo sustentável para posteriormente incorporarem nas suas próprias disciplinas conceitos de empreendorismo».
«Para a implementação deste projecto é fundamental que os alunos tenham várias ideias para posteriormente seleccionarem as melhores oportunidades de negócio», acrescentou.
A fase mais prática passa pela elaboração de um mini-plano de negócios para preparar a produção dos produtos ou serviços, a serem vendidos. Por último, os alunos são desafiados a implementar e a avaliar o negócio.