Decorre de 8 a 10 de Maio, em Porto Santo, a selecção dos vencedores dos 32 planos de negócio pré-seleccionados dos originais 140 provenientes do ensino secundário, profissional e superior da competição que decorre na Região Autónoma da Madeira, organizada pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira.
É com grande satisfação que, mais uma vez, farei parte do júri desta 3ª edição do RS4E – Road Show for Entrepreneurship que desde logo cedo acreditou no potencial do empreendedorismo como factor de desenvolvimento da região.
Região quer empresários que corram riscos
"No seu discurso, o vice-presidente do Governo Regional começou por destacar a importância do projecto rs4e – Road Show for Entrepreneurship, desenvolvido pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM), que visa a promoção do empreendedorismo, no âmbito da política definida pela Vice-Presidência do Governo Regional, sublinhando ser uma “iniciativa que tem a ver com o futuro da nossa Região”.
João Cunha e Silva realça que “já passou a fase de ser o investimento público a mola impulsionadora do desenvolvimento”, salientando que estamos na fase de “ser o investimento privado” a assegurar o desenvolvimento.
Neste âmbito, adiantou que “só pode haver investimento privado se houver gente empreendedora, com capacidade de iniciativa”.
Deixou, no entanto, o alerta de que ser empresário “é correr riscos”, referindo que “hoje em dia há muita gente que confunde empresário com especulador”, acentuando que a Região “precisa é de empresários que corram riscos, que saibam que estão a correr riscos e que depois vençam os desafios”.
O vice-presidente do Governo Regional adiantou que a presente geração vai ter um grande desafio colectivo, “que é a responsabilidade de tomar conta dos destinos da Região Autónoma da Madeira”, sublinhando que “o futuro vai depender cada vez menos do investimento público” e “mais do investimento privado”.
“Só há investimento privado com investidores privados, só há investidores privados se houver gente empreendedora”, referiu, destacando o papel do CEIM na promoção do empreendedorismo com “o apoio de patrocinadores privados”, que “nos estão a ajudar a levar para a frente, todos os anos, este projecto, para que o empreendedorismo, que é um dos novos paradigmas da União Europeia, seja também na Região uma aposta decisiva para ganharmos o futuro”.
A presidente do CEIM, Patrícia Dantas de Caires, disse esperar que “estes três dias de empreendedorismo sejam mais uma fase marcante deste projecto” na vida dos alunos participantes, destacando que a presença do vice-presidente do Governo Regional na abertura do evento demonstra “o interesse neste projecto”.
Na oportunidade o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, manifestou a sua satisfação pelo Porto Santo ter sido escolhido novamente para a etapa final das actividades do projecto rs4e, realçando a importância desta iniciativa que, realçou, é um contributo para o que se pretende “para a Madeira e o Porto Santo do futuro”.
Nos três dias em que o evento decorre os alunos dos ensinos secundário, profissional e universitário vão apresentar os planos de negócios que elaboraram durante as actividades do projecto rs4e. Amanhã serão divulgados os melhores planos de negócio seleccionados."
in Jornal da Madeira, 09/05/08