O prêmio, diz o coordenador da atividade, Cláudio Laval, é uma forma de incentivar as administrações municipais a apostarem na inovação, na busca incessante de benefícios e na industrialização de suas cidades. “Na realidade, quem ganha com essa disputa pelo prêmio Prefeito Empreendedor são as comunidades desses municípios, pois são diretamente beneficiadas com as ações implantadas pelos governantes”.
A pré-seleção e as visitas técnicas, diz Cláudio Laval, foram realizados durante todo o mês de fevereiro. A comissão julgadora é formada por representantes do Sebrae goiano, Ministério Público de Goiás, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Secretaria das Cidades e Universidade Federal de Goiás (UFG), que pontua e indica o projeto vencedor, que concorrerá, em Brasília, à versão nacional do prêmio, em abril próximo.
Como parte da premiação, o vencedor do prêmio em Goiás receberá o curso Empretec do Sebrae e a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico para o município, além do reconhecimento da mídia sobre o projeto vitorioso. Em âmbito nacional, os vencedores das cinco regiões do Brasil conquistam uma viagem internacional para conhecer um centro de estímulo ao empreendedorismo.
Prefeitos concorrentes
Além do prefeito de Jataí, estão habilitados para a disputa do prêmio os prefeitos dos municípios de Água Limpa, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Cachoeira Alta, Crixás, Goianésia, Goiatuba, Inaciolândia, Indiara, Inhumas, Jaraguá, Jesúpolis, Mairipotaba, Mara Rosa, Mineiros, Novo Gama, Paraúna, Piracanjuba, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, São Simão, Turvelândia e Uirapuru