O Centro de Inovação da Ericsson deve incluir três centros de desenvolvimento de aplicativos na Nigéria, África do Sul e Quênia. Inicialmente, o Centro será focado em aplicativos móveis, como saúde-móvel, no qual existe a possibilidade de ganhos importantes em eficiência. Por exemplo, esses aplicativos podem ajudar trabalhadores de saúde a coletar, monitorar e compartilhar dados como nascimentos, falecimentos e epidemias, e usar ferramentas móveis inteligentes que oferecem apoio para suas decisões no cotidiano. Outros aplicativos devem ser ligados às áreas de educação, agricultura, desenvolvimento de negócios, finanças, serviços governamentais e melhorias gerais das capacidades de comunicação.
O centro pretende incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios locais, oferecendo ferramentas para comunidades locais de desenvolvedores dentro e nas redondezas dos três novos centros para criar seus próprios aplicativos. O centro de inovação também deve gerar um bom ambiente para a criação de novos pequenos negócios no continente.
Jan Embro, Presidente da Ericsson na África sub-Sariana, diz: “A comunicação móvel melhora muito a qualidade de vida, trazendo ferramentas que oferecem benefícios sócio-econômicos imensos para pessoas de países em desenvolvimento. A conectividade ajuda a equilibrar a falta de recursos, especialmente em áreas rurais, e oferece acesso a uma série de serviços, como atendimento médico e educação.