Nelson Gray vai estar junto de nós na próxima terça-feira, no decorrer do X Encontro Gesventure. Conheça melhor aquele que foi considerado o Business Angel do ano na Europa.
Nelson Gray um “investidor angel” escocês conseguiu um dos principais prémios europeus numa conferência internacional.
Nelson Gray, que investiu numa variedade de empresas, incluindo a spin-off da Universidade de Glasgow, a Antoxis, foi nomeado business angel do ano na conferência da European Business Angel Network na Holanda.
O homem de negócios estabelecido em Rosslyn lançou a sua carreira nas fases muito iniciais de investimento angel nos anos 90.
Ao contrário dos capitalistas de risco, que geralmente lidam com investimentos maiores, os business angels – assim como o grupo estabelecido em Perth, o Braveheart – investem o seu próprio dinheiro, em negócios relativamente de pequena escala, ao prometer esse dinheiro a empresas start-up, geralmente em troca de dívida convertível ou em acções da mesma.
Os angels fazem dinheiro, não da gestão do processo de investimento e da obtenção de quotas/acções dele mas dos próprios investimentos.
Gray disse: “vendi o meu próprio negócio à volta de 1993 e vagueei por aí à procura de coisas para fazer e encontrei-me com pessoas que essencialmente criaram esta indústria.”
Ele agora é membro de grupos de investimento angel assim como o Braveheart, que flutuaram na bolsa de valores de Londres em 2007, mas também investe em empresas start-ups como investidor independente.
Gray, um conselheiro da LINC Scotland, a associação escocesa de capital angel, desenvolveu e apresenta seminários para a organização sobre “Introdução a ser um business angel” e também sobre “um mestrado business angel”, para melhorar os retornos conseguidos por investimento business angel.
O seu negócio mais recente, foi um investimento de £225,000 na primeira empresa spin-off da escola de medicina da Universidade de Edimburgo, a Immunosolv, com um trio de investidores escoceses.
No último ano, ele também investiu na spin-out da Universidade de Bath, a Atlas Genetics e a Antoxis, um spin-out do Rowett Research Institute e da Universidade de Glasgow, que foi formada para desenvolver novos tratamentos para doenças como enfartes, e doença de Parkinson e de Alzheimer.