Enquanto membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade, recomendo aos leitores deste blog a participação neste debate sobre temas críticos da actualidade nacional:
Data: 18 de Fevereiro 2009
Local: (a confirmar)
Tópicos: O OE 2009 foi objecto de importantes rectificações decorrentes do novo quadro macro económico e das chamadas medidas anti- crise – “Iniciativa para o Investimento e Emprego” anunciada pelo Governo em 13 de Dezembro 2008.
O Boletim Económico (de Inverno) do Banco de Portugal e os dados publicados pelo INE em 9 de Janeiro, relativos ao Comercio Externo, são a expressão da difícil conjuntura económica que se sobrepõe a um quadro económico estrutural onde sobressaem contas externas muito desequilibradas e carências várias que afectam a competitividade.
O novo Programa de Estabilidade e Crescimento e as alterações ao OE 2009 tornam quase obsoletas as análises sobre o OE 2009 realizada pelo Forum em Outubro de 2008.
Os constrangimentos do desequilíbrio da posição das contas externas carecem de uma análise mais rigorosa do que a que vem sendo feita quer pelo Governo quer pelo Banco de Portugal, com reflexos, designadamente, na estratégia de Investimento Público.
O Seminário pretende analisar todas estas questões e lançar alertas para os desequilíbrios das contas externas seus constrangimentos e consequências.
Programa
10.00h – Abertura – Presidente do FpC – Pedro Ferraz da Costa
10.20h – Mesa Redonda/Painel/Debate
A Revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento, as alterações ao OE 2009 e o desequilíbrio das Contas Externas, em Portugal
– c/ a participação de: Belmiro de Azevedo (moderador); A. Nogueira Leite; J. Félix Ribeiro; Daniel Bessa; João Ferreira do Amaral
12.30h – Almoço
– A situação económica e financeira internacional
– Speaker – Vítor Bento
15.00h – Encerramento