Sobre Nuno Álvares Pereira, canonizado ontem no Vaticano, 578 anos após a sua morte mas ainda bem presente na história e cultura portuguesa.
Wikipedia:
Nuno Álvares Pereira (O. Carm.), também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun’Álvares (Cernache do Bonjardim, 24 de Junho de 1360[1] – Lisboa, 1 de Novembro de 1431[2]) foi um nobre e um guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também 2.º conde de Arraiolos, 7.º conde de Barcelos e 3.º conde de Ourém.
Camões, em sentido literal ou alegórico, explícito ou implícito, faz referência ao Condestável nada menos que 14 vezes em «Os Lusíadas».
Uma escultura sua encontra-se no Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa e no castelo de Ourém.
São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de abril de 2009. [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_%C3%81
|
De facto esta figura ímpar da história Portuguesa tem de ser lembrada pela sua fé, estoicismo, patriotismo e acima de tudo por ter sido um homem que acreditava em si mesmo, levando um pequeno batalhão a derrotar um exército colossal.
Como admiradora que sou de Nuno Alves Pereira, não podia deixar de o exaltar, neste ano comemorativo, pela sua enorme bravura!
Deixo de seguida o meu blog onde também eu homenageio este homem. Acho que todos terão uma agradável surpresa!
http://gabrielamarquescosta.wordpress.co m
Gabriela Marques da Costa