Uma plataforma de comunicação global para os Business Angels

O objectivo principal da Associação Mundial de Business Angels (WBAA) não é o financiamento de projectos mas sim a “profissionalização” da actividade dos business angels, nomeadamente:

– A criação de grupos e associações de Business Angels;

– Identificar e difundir boas práticas a nível internacional;

– Identificar sucessos globais apoiados por Business Angels;

– Apoiar o empreendedorismo em todo o mundo;

– Aumentar o conhecimento sobre a actividade dos Business Angels;

– Coordenar investigação a desenvolver sobre Business Angels;

– Normalizar internacionalmente a terminologia associada aos investimentos realizados por Business Angels.

Apesar de podermos vir a verificar a prazo uma tendência ou a criação de ferramentas para que desta iniciativa se crie uma plataforma para soluções de financiamento, é um facto que os business angels possuem geralmente um raio geográfico de acção que se justifica pela acessibilidade física do projecto e pelo conhecimento do sistema fiscal/ administrativo vigente no país.

Ao nível europeu começa-se já a verificar alguns casos de investimentos “cross border”, em parte estimulados pelo programa EASY que decorreu entre 2007 e 2008 precisamente para incentivar a mobilidade do financiamento early stage, mas é algo ainda muito prematuro.

Encontramo-nos na era da comunicação – fomentada pela economia digital, em particular ao nível das redes de networking social/ profissional – e é esse o objectivo máximo desta nova associação mundial: facilitar uma plataforma de comunicação global que nos permita enquanto Business Angels, desenvolver iniciativas que contribuam para que, juntos derrubemos os obstáculos que impedem uma maior proliferação de Business Angels enquanto agentes mobilizadores de mudança.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt