« O projecto Liberopinion – Web site de apresentação e discussão de propostas e programas governativos partidários on-line, no âmbito das próximas eleições legislativas e autárquicas –, aproxima-se da fase de testes, a iniciar-se durante a próxima semana.
Este projecto visa fomentar a participação cívica, enriquecer o debate social, a criação e partilha de ideias, questões, propostas e soluções governativas, gerando uma cidadania mais esclarecida e melhor qualificada para expressar a sua opção nos momentos decisivos no progresso da nossa Democracia – nas eleições.
O que é, então, o Liberopinion?
O Liberopinion é um sítio Web edificado no campo da Web 2.0, uma Rich Internet Application que se destaca na temática da e-Democracy, e que emerge como uma dimensão absolutamente nova de diálogo entre os cidadãos eleitores e os cidadãos elegendos, agrupados nos respectivos partidos políticos.
Num mesmo espaço da Web os eleitores poderão, de modo simples e intuitivo, levantar as questões que entendam pertinentes e que queiram ver esclarecidas pelos partidos políticos sobre as medidas preconizadas para as várias áreas de governação, nomeadamente segurança, emprego, saúde, educação, justiça, obras públicas, etc., de cariz nacional e autárquico.
Encontrarão os partidos ou candidatos, em contrapartida, um campo de divulgação do seu programa de actuação governativa de amplo espectro, local e nacional, com a capacidade de se endereçar às preocupações e dúvidas específicas expressas pela sociedade as concretas soluções propugnadas.
Por outro lado, e paralelamente, cidadãos ou associações poderão introduzir sugestões de medidas a implementar cuja inclusão num programa de governação considerem relevante.
Concede-se deste modo aos candidatos e votantes um veículo específico, aperfeiçoado e absolutamente inovador, quando comparado com os meios actuais, de apresentação, discussão e avaliação de ideias e propostas no âmbito de um processo eleitoral concreto.
Naturalmente, este universo reger-se-á por normas de conduta atinentes ao respeito e correcção mútuos, num tom de plena e intransigente neutralidade política.
Todo este esforço permitirá ao cidadão utilizador usufruir da possibilidade de facilmente comparar as propostas dos vários candidatos para as diversas vertentes da governação, potenciando-se o esclarecimento da sua decisão de voto. As respostas dos partidos e candidatos, com as suas propostas de políticas, representarão, para o futuro, uma forma de compromisso assumido para a hipótese da sua eleição.
Caso tenha interesse em participar na fase de testes privada, aceda ao site provisório em http://www.liberopinion.com, onde poderá registar-se como interessado em participar na fase de testes e para receber notificações de novidades, nomeadamente sobre a entrada na fase de testes privada, juntamente com as respectivas credenciais necessárias (username e password) para entrar na aplicação. »