![]() |
Recordo que em 2010, ideias de negócio a partir de placas piezoeléctricas subiram ao podium dos Concursos de Ideias da Escola Profissional da Moita e do CEE – Concurso de Escolas Empreendedoras, promovido pela DNA Cascais….
“Ao passar sobre uma placa cerâmica embutida no asfalto, os veículos estimulam o material a produzir energia elétrica. Esta energia, então, alimenta a iluminação de placas e dos semáforos da própria rua ou estrada.
Esta é apenas uma das possíveis aplicações de uma pesquisa feita na Universidade Estadual Paulista (Unesp) que visa ao desenvolvimento de um sistema para o aproveitamento da energia cinética dos carros para a geração de eletricidade.
Energia piezoelétrica
O trabalho começou com o professor Walter Katsumi Sakamoto, do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, que utilizou sua experiência na construção de sensores de radiação e de umidade de solo para elaborar dispositivos piezoelétricos, que geram energia quando são submetidos à pressão ou torção.” (…)
Continue a sua leitura em Inovação Tecnológica