Importância da Educação de um País na óptica Empresarial?

Hoje pelas 17h no Centro Cultural de Belém irá ser realizada a cerimónia de apresentação do LIDE – Grupo de Lideres Empresariais, uma Organização privada, com sede no Brasil, que iniciou o seu processo de Internacionalização em 2010, com a abertura na Argentina e agora, já no ano de 2011, em Portugal.

O Lide Portugal irá ter um Comité de Gestão presidido pelo meu amigo Nasser Sattar, e quatro Comités a saber: Educação, Cultura, Mulher e Desporto. A Direcção do Comité de Gestão teve a amabilidade de me convidar para presidir ao Comité de Educação facto que muito me honra e para o qual irei dar o meu melhor tendo em vista ajudar a colocar em prática os ambiciosos objectivos que a exemplo do Brasil foram traçados para a LIDE Portugal.

Entretanto aproveito para informar que um dos motivos pelas quais eu fui convidado pela Direcção da Lide Portugal tem a ver não só com o facto de eu ter uma carreira empresarial de mais de 25 anos, de ser Professor Universitário de Empreendedorismo – mais concretamente no MBA do ISEG – mas fundamentalmente por ser o Responsável da GesEntrepreneur – Empreendedorismo Sustentável , a qual desde 2006 já formou mais de 28.000 jovens portugueses do Ensino Secundário e Técnico Profissional, mais de 1400 Professores, 140 Escolas e 18 Munícípios, para além das Regiões Autonomas dos Açores e Madeira.

Em face destes números e consequentemente dos resultados alcançados a questão que se coloca é porque motivo a Educação do Empreendedorismo não passa a ser uma realidade em todos os Estabelecimentos de Ensino e em todos os Municipios portugueses? E porque só são beneficiados os Estudantes que se encontram nos Municípios que possuem Autarcas mais Empreendedores ou com mais sensibilidade a estes temas ?

Sendo como é notório decisivo para a Evolução das nossas Sociedades a adopção por parte dos nossos Jovens de uma atitude empreendedora perante a vida então a Lide Educação entendeu por bem convidar-me a ajudar a sensibilizar a Sociedade Portuguesa para a necessidade de ultrapassarmos esta lacuna ao nível do Ensino do Empreendedorismo.

Nesse sentido partilho convosco de seguida algumas ideias sobre a Importância da Educação de um País na óptica empresarial assim como o Papel do Comité de Educação que irei presidir:

 

Importância da Educação de um País na óptica Empresarial? – ficheiro -.pdf (0,14 MB)

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt