Discurso de Encerramento do XIV Venture Capital IT, por António Saraiva – ficheiro .pdf (0,30MB)
“As minhas primeiras palavras são de felicitações pela realização deste XIV Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo.
Agradeço, na pessoa do Dr. Francisco Banha o amável convite que me dirigiu para me associar a esta cerimónia de encerramento e à entrega dos prémios com que vão ser reconhecidos os empreendedores e as empresas que mais se distinguiram no desenvolvimento das suas atividades.
Analisando em detalhe o Innovation Union Scoreboard 2014, da Comissão Europeia, podemos concluir que o indicador em que Portugal se encontra em melhor posição é o do número de copublicações científicas internacionais.
Portugal regista também uma boa classificação nos indicadores relativos à percentagem de PME que introduziram inovação nos seus produtos ou processos ou em termos de marketing e organização (contrariando o preconceito de uma menor predisposição das empresas portuguesas para inovar).
Mas estamos particularmente mal nos indicadores que estão diretamente relacionados com os efeitos económicos da inovação.
Este desfasamento sugere a necessidade de uma mais estreita ligação entre os meios científicos e empresariais, de modo a colocar as competências de que Portugal já dispõe ao serviço de estratégias e iniciativas empresariais.
Estratégias e iniciativas que resultem em novos produtos e serviços, baseados em conhecimento e tecnologia, e em processos mais eficientes (…)”