Fez 15 anos que lancei o meu segundo livro sobre a emergência do Ecossistema Empreendedor Nacional, no qual o Capital de Risco assumia um papel determinante, tendo beneficiado da confiança do meu amigo e saudoso Professor Ernâni Lopes que me deu a honra de proceder ao discurso de apresentação do referido livro.
Na altura o meu mestre e Professor João Carvalho das Neves teve igualmente a oportunidade de dar o seu testemunho considerando aquele livro um manifesto ao capital de risco, enquanto mecanismo de desenvolvimento empresarial, e que a tendência de mudança perspetivada teria de ser validada e aí só “ O Futuro dirá se tem razão” como na altura reforçou.
Felizmente que a mudança tem vindo a acontecer, conforme ficou bem demonstrado com os excelentes resultados alcançados com o Evento Web Summit numa semana particularmente intensa para o Ecossistema Empreendedor Nacional.
Importa, por isso, continuar a refletir de forma construtiva para a otimização do citado Ecossistema nomeadamente através de instrumentos de reflexão e consulta para todos os que, sob qualquer perspetiva, pretendam abordar este assunto.
Para o efeito nos próximos dias irei dar, mais uma vez, o meu contributo através da apresentação do meu próximo livro dedicado ao tema da Educação para o Empreendedorismo o qual terá a chancela da Editora Bnomics.