Dando sequência ao Plano de Ação de Apoio ao Empreendedorismo 2014-2020, para o Município de Albergaria, desenvolveu-se no ano letivo 2016-2017 mais uma edição do Programa Escolas Empreendedoras que envolveu 870 alunos e 62 professores do primeiro ao terceiro ciclo, secundário e profissional.
Ontem realizou-se a final municipal do concurso de ideias do secundário e profissional, com a apresentação dos 12 projetos finalistas, e no dia 20 de maio as turmas do 1º, 2° e 3º ciclo, estarão a apresentar à Comunidade os seus projetos realizados no âmbito do Clube de Empreendedorismo, na Alameda 5 de Outubro.
Refira-se que o Clube de Empreendedorismo Escolar é um espaço de educação informal onde todos os alunos deste Concelho empreendedor têm oportunidade de desenvolver os seus projetos.
Pela sua importância e efeito demonstrativo não posso deixar de citar o testemunho do Presidente da Autarquia de Albergaria-a-Velha a propósito da sua experiência na implementação do Programa de Educação para o Empreendedorismo “…muito tem sido o trabalho desenvolvido nesta vertente da Educação para o Empreendedorismo, mas é preciso ter em conta que estes projetos têm um impacto visível apenas a longo prazo.
É preciso esperar largos anos para podermos constatar as diferenças entre os jovens que tiveram acesso a uma educação empreendedora e os que não puderam ter essa vertente no seu ensino.
Estamos, no nosso Município, absolutamente convencidos que é este o caminho certo para que os nossos alunos de hoje sejam cidadãos do “amanhã” com mais possibilidades de sucesso pessoal e profissional, com espírito crítico, mais autônomos e com vontade de arriscar, pensamento estratégico, organizados, criativos e inovadores”.
Que felicidade poder fazer parte do caminho positivo e encorajador que está a ser percorrido neste Município empreendedor.