O culminar de um projeto de vida… Empreendedorismo!!!

O culminar de um projeto de vida... Empreendedorismo!!!

A realização das minhas Provas Públicas de Doutoramento representaram o culminar de uma historia de vida na qual o Empreendedorismo tem marcado uma presença constante. Não é, por isso, surpresa que o tema da investigação levada a efeito se tivesse focado no processo de decisão associado à implementação de Programas de Educação para o Empreendedorismo na escolaridade obrigatória.

Dar corpo a esta tese de doutoramento foi um desafio que implicou uma longa caminhada, por vezes solitária e angustiante, permeada por inúmeros desafios, incertezas e alguns percalços pelo caminho. Todavia, ao longo desta caminhada contei com a confiança e o apoio da minha família e de uma rede de pessoas e de Instituições às quais estou profundamente grato pois sem elas esta investigação não teria sido possível.

De uma forma ou de outra todos os que me acompanharam e me apoiaram sabem o quanto lhes estou grato, pelo que não deixarei de publicamente aproveitar a presente oportunidade para reafirmar publicamente os meus sinceros agradecimentos aos meus Orientadores e ao Diretor da Faculdade de Economia do Algarve – e através dele a todo o Corpo Docente do Programa de Doutoramento e aos responsáveis do Conselho Científico desta robusta e inovadora Faculdade-, que estiveram sempre comigo ao longo desta caminhada.

Ao meu orientador, Professor Adão Flores, cujo trabalho e método de ensino foram (e serão) inspiradores para mim, aqui lhe reafirmo a minha profunda gratidão por tudo aquilo que me ensinou e pelo compromisso académico, pessoal e humano com que sempre me distinguiu. Foi sobretudo graças à orientação sábia e paciente que me foi concedendo ao longo da pesquisa, fazendo-me ver, pensar, questionar, (des)construir, formar e transformar, mas também ao nível de exigência crescente que foi impondo à medida que caminhávamos para a sua conclusão, que me levou a procurar ir mais além no sentido do rigor e da análise complexa e profunda sobre as temáticas envolvidas.

Ao Professor Luís Coelho, meu co-orientador, aqui lhe exprimo a minha profunda gratidão pela ajuda na orientação desta tese, que se traduziu em muitos momentos de reflexão e crescimento académico e intelectual, mas também pela disponibilidade e força inspiradora que me transmitiu para que conseguisse transformar o desafio inicial em investigação concretizada. Um académico da nova geração que, tenho a profunda convicção, irá marcar a diferença no meio científico português e, particularmente, na tomada de posições construtivas e devidamente suportadas sobre a economia portuguesa.

Ao Professor Efigénio Rebelo, Diretor da FEUALG, por me ter honrado com a sua especial atenção, pelo incentivo e exemplo que significaram para mim os seus ensinamentos, os seus conselhos e a sua inestimável confiança e por sempre acreditar que a minha experiência, nomeadamente nas temáticas do empreendedorismo, podia representar um contributo válido para a Academia. Receba, pois, o meu respeito e admiração pelo exemplo de excelência que representa para a docência universitária e o meu profundo agradecimento por ter ajudado a tornar possível esta investigação.

No plano institucional, uma palavra muito sentida e sincera de reconhecimento e reverência é devida à FEUALG, que tão gentilmente me acolheu e apoiou ao longo do meu projeto de investigação. É, para mim, sinónimo de grande orgulho, poder atingir este elevado grau académico numa instituição que, com humildade intelectual, tão exemplarmente tem vindo a afirmar-se enquanto referência no sistema científico nacional e internacional, mas também pelo caracter diferenciador com que tem contribuído para adequar o ensino universitário ao mercado de trabalho e a sua investigação às necessidades técnico-científicas da sociedade atual.

 

Face à experiência vivenciada, de forma muito intensa, não posso deixar de incentivar todos aqueles que estão a pensar dar continuidade aos seus estudos e, com isso, dotarem-se de competências profissionais e transversais que lhes permitem tornar-se cientistas de excelência e também membros ativos das comunidades académica e socioeconómica em que se inserem, que encarem a inscrição neste Programa de Doutoramento da FEUALG, como veículo de excelência para atingir tão relevantes objetivos.

Queria igualmente, agradecer publicamente ao Professores, João Albino, Efigénio Rebelo, Vitor Gonçalves (Universidade de Lisboa – ISEG), Gualter Couto (Universidade dos Açores), Patrícia Pinto e Carlos Cândido, por toda a atenção que prestaram ao trabalho desenvolvido e a disponibilidade demonstrada em integrar o Júri destas Provas Públicas, facto que muito me sensibilizou e honrou. Bem Hajam!

Não gostaria de terminar o presente testemunho sem transmitir que este singelo contributo validado pela Academia – com a classificação final de Muito Bom com Distinção e Louvor -, é apenas mais um passo (de um grande trilho que ainda teremos de percorrer) até que a Educação para o Empreendedorismo possa vir a desempenhar o papel importante que as Instituições Europeias lhe têm vindo a atribuir “concetualmente” há mais de 20 anos.

Contudo, ele representa (estou plenamente convicto disso), um passo corajoso, planeado e com horizontes largos, alicerçado na esperança de que o meu sonho, de ver as gerações mais novas contribuir e fazer parte de um Portugal e de uma Europa mais empreendedora, se possa vir a tornar uma realidade.

A todos, por tudo e ainda mais um pouco… BEM HAJAM!




Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt