capital de risco pode potenciar aumento de 8% do PIB

Esta manhã tive a oportunidade de assistir a uma excelente iniciativa, levada a efeito pelo Diário Económico, na qual foram efectuadas, por diversos Oradores, importantes reflexões sobre as PMEs e a Recuperação Económica.

 

Foi com particular interesse que ouvi atentamente a exposição do Presidente da Caixa Geral Depósitos, o meu amigo Engº Fernando Faria de Oliveira, uma vez que revelou a criação de dois novos fundos para actuação na área do capital de risco a saber: um fundo focado no apoio ao  empreendedorismo e à inovação – projectos que tenham a ver com novas iniciativas empresariais –  e um outro destinado a  empresas com alguma dimensão tendo em vista o seu crescimento e reforço dos capitais próprios – projectos que visam o crescimento via mercados externos.

 

Os novos Fundos terão a designação respectivamente : Fundo Caixa Empreendedor no valor de 25 Milhões de Euros e Fundo Mezzanine no valor de 150 Milhões de Euros.

 

Contudo, a grande mensagem transmitida, pelo Engº Faria de Oliveira,  traduziu-se na informação de que Investimentos de 1 mil milhões de euros na actividade de capital de risco têm um efeito induzido directo de investimento na Economia de 12.5 mil milhões de euros ou seja 8% do PIB português.

 

 

A evidência dos citados números facilmente dissipam quaisquer dúvidas que porventura ainda possam subsistir sobre a importância do Capital de Risco como forte alavanca do crescimento económico e empresarial.

 

Esta é uma das principais razões que tem justificado todo o meu envolvimento no processo de evangelização de um Ecossistema Empreendedor, no nosso País, suportado por uma forte Indústria de Capital de Risco.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt