As vantages da criação da WBAA para os Business Angels portugueses

A criação da Associação Mundial de Business Angels é, antes de mais, fruto dos Business Angels Portugueses que deram o pontapé de saída, reunindo no Estoril em Outubro de 2007 duas dezenas de líderes de redes de vários pontos do mundo, num encontro que só foi possível com o apoio directo de organizações como o IAPMEI, InovCapital, SPGM, DNA Cascais e Gesventure que têm nos últimos anos demonstrado o seu claro apoio ao desenvolvimento dos Business Angels em Portugal.

Tanta força de vontade para criar esta associação passa pela própria experiência de em Portugal não estarem criadas as condições favoráveis ao investimento que vemos e ambicionamos como exemplo de outros países.

 

Esperamos que, através desta rede, os business angels nacionais possam aceder a mais conhecimento sobre a actividade e, em particular, aceder a boas práticas que possam ser implementadas no nosso país, conforme são exemplo as propostas já anteriormente apresentadas pela FNABA para que sejam produzidas alterações no regime fiscal que contempla os business angels e a criação de fundos de co-investimentos, programas que são uma realidade em países como Inglaterra ou Holanda, respectivamente.

Estamos também perante, claro está, uma nova janela de oportunidades, até agora apenas aberta para a Europa (através da EBAN – European Business Angels Association) e que com esta nova comunidade se expande para todo o mundo, traduzindo-se no acesso a business angels com mais experiência e que investem tanto em projectos locais como globais e que podem ser valiosas ligações de acesso a novos mercados e tecnologias.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt