“Precisam-se Empresas de Capital de Risco para o Negócio Rural!”

José Martino publicou no seu blog o seguinte artigo sobre a necessidade de fundos de capital de risco destinados ao sector rural:

 

« Tenho lido em vários órgãos de comunicação social, artigos sobre relatos da vida de jovens licenciados à procura do 1.º trabalho. Para milhares de jovens é duro e difícil o período de tempo desde a saída da Universidade ou Politécnico até encontrar um trabalho estável. Penso que a liderança política do país tem que melhorar as condições para tornar muitos destes jovens em empreendedores. Além dos apoios financeiros disponíveis é necessário implementar formação profissional sobre implementação e gestão de empresas, pois verifico por mim próprio que mesmo tendo alguns anos como empresário ainda sinto muitas limitações e deficiências como líder, para fazer empresas com excelentes resultados e performances.

No âmbito agrícola será necessário que o Ministério da Agricultura ponha a funcionar uma capital de risco que apoie os jovens agricultores, que tenha possibilidade legal para se manter no capital das empresas durante 10 anos. Esta equipa política do Ministério da Agricultura prometeu durante vários anos que este instrumento de apoio aos empresários iria funcionar, mas na realidade não há capitais de risco específicas para o pequeno/médio negócio agrícola ou do mundo rural. Chega-me a notícia que por falta de envolvimento de uma capital de risco a VINIVERDE, uma sociedade anónima criada em 2008 por Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, a qual teve na sua criação o envolvimento político directo do Ministro e Secretário de Estado da Agricultura, corre o risco de encerrar a sua actividade. Faço votos, em nome dos milhares de pequenos viticultores que dela dependem para chegar ao mercado, que tal não venha a acontecer! »


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt