Relatório sobre empreendedorismo em Angola

« Luanda – O relatório “Entrepreneurship Monitor – GEM Angola 2008" será lançado hoje (quarta-feira), em Luanda, numa iniciativa da Universidade Católica de Angola e da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), com o apoio do BFA. 

Trata-se de uma análise entre o nível de empreendedorismo e o nível de crescimento económico em Angola, determinando as condições que fomentam e dificultam as dinâmicas de crescimento no país.

De acordo com os resultados da sondagem à população adulta, realizada no âmbito do GEM Angola 2008 (envolvendo 1500 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos), Angola é um dos países mais dinâmicos a nível da actividade empreendedora.

Em 2008, a taxa de empreendedorismo foi de 22,7%, significando que pelo menos 23 adultos angolanos em cada 100 estiveram envolvidos na criação de novos negócios.

Esta taxa de Angola foi a quarta mais alta dos 43 países analisados pelo GEM 2008.

Relativamente às características da actividade empreendedora em Angola, destaca-se a elevada participação das mulheres (cerca de 25% da população adulta do sexo feminino está envolvida em actividades empreendedoras, em comparação com cerca de 20% dos homens).

O projecto GEM (www.gemconsortium.org) é o maior estudo de empreendedorismo realizado em todo o mundo. O primeiro estudo GEM, a nível internacional, foi desenvolvido em 1999, numa iniciativa conjunta entre o Babson College (EUA) e o London Business School (Reino Unido).

Tendo começado com 10 países, o projecto tem vindo a expandir-se e contou, em 2008, com a participação de 43 países, incluindo Angola, que participou pela primeira vez.»

in ANGOP – Agência Angola Press, 8/07/09


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “Relatório sobre empreendedorismo em Angola”

  1. leriane says:

    Parabenizo pelas informaçoes deste Blog. Esta noticia foi especialmente util para mim.
    Sucesso,
    Leriane
    Brasil/Bahia

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt