Para o Empreendedor toda a noite é de Revéillon!

Quantos de nós não formulamos desejos infundados na noite de ano novo e traçamos resoluções que vão ser cumpridas por apenas uma semana?

A maioria das pessoas prefere fantasiar sobre seu futuro apenas numa noite- a do ano novo- lançando objectivos que, de tão irreais, já nascem condenados. O Empreendedor avalia sua vida e re-alinha seu futuro a cada dia.

Para o Empreendedor, todos os dias são dias de celebrar o Ano Novo. Cada dia é dia de celebrar uma Nova Vida, uma Nova Alvorada, um Novo Desafio. Todos os dias são dias de renovar as esperanças, de repensar os sonhos e de fazer algo diferente, que acrescente valor. Afinal, o sonho é a matéria-prima do Empreendedor. É pelo sonho que o mundo pula e avança- é fácil dizê-lo, mas é difícil interiorizá-lo.

Porém, qualquer Empreendedor sabe, mesmo que inscoscientemente, que a realização implica o sonhar- mas com os pés assentes no chão. Sonhos que não se possam concretizar são puros delírios. São desejos, caprichos. E o mundo não é movido pelos desejos, o mundo avança pelo trabalho, pela acção, pelas mais-valias.

São as pessoas que arregaçam as mangas, que dão o “peito às balas” e que correm os riscos da mudança os grandes impulsionadores da nossa Economia e, logo, as responsáveis pelo desenvolvimento de um país.

Assumir uma Atitude Empreendedora é uma decisão que pode ser tomada todos os dias e não apenas no Revéillon. Tal como o Natal, o Réveillon deve ser todos os dias.

E é sempre bom lembrar que esta atitude não traz por si só a certeza de ser mais feliz. Contudo, é muito mais provável encontrar a realização pessoal com esta postura do que com a listagem de desejos feita no último dia de cada ano.

Para Empreender perante a vida, é preciso que os grandes sonhos sejam compartimentados em pequenos e mensuráveis objectivos e que a disciplina seja uma ferramenta de trabalho omnipresente.

Lançar objectivos (mesmo que sejam poucos) e arregaçar as mangas para os concretizar-  eis um desafio para o dia-a-dia e não apenas para a última noite do ano velho.

Um EMPREENDEDOR ano de 2010 para todos!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt