Boas Notícias para o Ecossistema Empreendedor Nacional

Revista Valor - "Os anjos do dinheiro"

Revista Valor – “Os anjos do dinheiro”

Boas Notícias para o Ecossistema Empreendedor Nacional

Na semana em que faz, precisamente, catorze anos que foi criado o primeiro Clube de Business Angels Português, facto que poderá ser recordado no trabalho realizado pela jornalista Alexandra Noronha da Revista Valor, o Ecossistema Empreendedor Nacional recebe um importante estímulo para a sua transparência o que só por si tem um valor inestimável.

Recordo que a evolução que se tem vindo a registar no citado Ecossistema tem revelado que a transparência possui, sem dúvida, mais vantagens do que inconvenientes, pois dela depende uma visão mais fundamentada sobre as funcionalidades de todo o sistema vigente conforme aliás já o tinha referido quando me pronunciei sobre o sector de capital de risco nacional.

De facto, após inúmeras tentativas de sensibilização junto dos principais responsáveis governamentais, com influência na dinamização do Ecossistema Empreendedor, foi com bastante agrado e satisfação que constatei que o Gestor do Programa Compete e a sua competente Equipe, em perfeita interligação com a Entidade Gestora da Linha de Financiamento para BAs, a PME Investimentos, tornaram disponível à Sociedade Portuguesa em geral, e aos empreendedores e investidores, em particular, a informação pormenorizada sobre a actividade desenvolvida pela comunidade portuguesa de Business Angels no âmbito da Linha de Financiamento Compete/Business Angels.

Numa altura em que os Business Angels já efectuaram 16,3 milhões de euros de investimento, em 91 start-ups com menos de três anos, esta informação assume uma importância fulcral para os empreendedores que possuem projectos devidamente estruturados bem como para todos aqueles que tendo perfil para ser Business Angels nunca obtiveram o efeito demonstração que lhes permitisse acreditar que esta actividade é uma realidade no nosso País.

Assim a partir deste momento em http://www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/financiamento-e-partilha-de-risco/business-angels é possível conhecer quem são os Grupos de Business Angels que estão a efectuar investimentos bem como as empresas que beneficiaram destes investimentos.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt