II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania

Foi num clima de grande proximidade e de elevada colaboração que decorreu na Gaia o II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania – https://cieeci.com/ – organizado com grande profissionalismo, conhecimento e paixão, pelo professor empreendedor (e meu amigo), Jacinto Jardim.

Um verdadeiro ponto de encontro que colocou em contato investigadores, docentes, empreendedores, estudantes e decisores políticos, num total de cerca de um milhar de participantes – 300 participantes presenciais e cerca de 700 online representando profissionais de Portugal, Brasil, Espanha, Chile, Angola, Moçambique entre outros países.

A partilha de experiências e de boas práticas no domínio do empreendedorismo foi uma realidade sempre presente, bem ancorada na produção científica realizada em 10 áreas temáticas que tendo mobilizado centenas de investigadores, docentes e profissionais de várias disciplinares contribuiu para que fossem apresentadas 150 comunicações sobre os principais conceitos, teorias, métodos e problemáticas subjacentes à construção de uma cultura de Educação para o Empreendedorismo, numa perspetiva humanista e universal dos ideais de cidadania ativa e colaborativa.

Para mim, pessoalmente, foi um honra ter dado o meu contributo apresentando soluções práticas como o demonstra a comunicação que eu próprio apresentei – “Uma visão abrangente e diacrónica da história dos programas de Educação para o Empreendedorismo nas escolas da região de Viseu Dão-Lafões” -, bem como propostas concretas, capazes de verdadeira implementação e operacionalização no mundo real do sistema educativo – em particular no domínio do empreendedorismo.

Para o Professor Jacinto Jardim “o modo como este congresso foi concebido (e implementado), mostra que é possível cocriar em conjunto”, mas na minha opinião para que tal se verificasse contou muito a capacidade empreendedora de verdadeiros cidadãos “capazes de construir pontes e o futuro”.

Tenho, por isso, muito orgulho de transmitir publicamente – tal como já o tinha feito em pleno congresso – o enorme respeito e consideração que tenho por este verdadeiro cidadão e humanista que dá pelo nome de Jacinto Jardim, cuja determinação, resiliência e paixão inspirou de forma entusiasmante todos aqueles que acreditam e transmitem, dia após dia, os valores do empreendedorismo junto das crianças, jovens, professores e sociedade em geral.

Bem Haja meu caro Amigo!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt