A Kohlberg Kravis Roberts & Co (KKR), uma das maiores firmas de capital de risco de todo o mundo, anunciou ter registado prejuízos de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 843 milhões de euros) em 2008.
A KKR, que recentemente comprou uma das mais importantes cervejeiras sul-coreanas à Anheuser InBev, revelou que este desempenho negativo regista-se após um ano de lucros (815 milhões de dólares) em 2007. No período 2004-2007, a média de lucros foi de 926 milhões de dólares por ano.
A deterioração da situação económica mundial é apontada como a principal causa deste descalabro da empresa, que gere uma carteira de activos de 47 mil milhões de dólares. Um mercado financeiro em declínio, com menos necessidade de fundos para alavancar negócios, diminuição do valor dos activos do portefólio e uma quase ausência de novas entradas em bolsa acabaram por ditar os resultados da KKR.
A empresa, que foi fundada por uma dupla de investidores entre os quais se conta Henry Kravis, denominado o "rei" das aquisições em regime de capital de risco, equacionou a admissão à cotação antes da quebra abrupta dos mercados bolsistas do Inverno passado.