Eco-Capital de Risco

Nos posts anteriores tenho-me dedicado às eco-ideias de negócio ou, por outras palavras, ao potencial empreendedor que possui a “revolução verde”. Tenho até dado algumas eco-ideias, umas simples e outras mais complexas; ideias de maior e menor investimento.

Foi com muito agrado que, ao folhear o New York Times, soube que foi angariado nos EUA mais de 1 bilião de dólares em capital de risco para investimento na denominada green technology- energias renováveis e outras tecnologias não poluentes.

Vinod Khosla (na foto), conhecido capitalista de risco e co-fundador da Sun Microsystems, foi o dinamizador daquela que já é a maior angariação de capitais de risco nos Estados Unidos desde 2007.

A Khosla Ventures, fundada em 2004, anunciou ontem o lançamento de 1.1 biliões de dólares, em dois fundos distintos: um dos fundos investirá em green technology; o outro será dedicado às start-ups de tecnologias de informação.

Khosla é conhecido por investir apenas com o seu próprio capital e não é a primeira vez que investe em eco-negócios, porém, é a primeira vez que o faz reunindo também capital alheio. Ciente de que para fazer face às alterações climáticas é imperativo haver investimento de alto risco em tecnologias e investigação, este capitalista assume risco com confiança e afirma: “We’re not affraid to fail”.

Será deste espírito eco-empreendedor que carece o capital de risco  nos tempos que correm?

Saiba mais em:

http://www.latimes.com/business/la-fi-green-tech2-2009sep02,0,1106056.story

http://dealbook.blogs.nytimes.com/2009/09/01/venture-firms-green-funds-top-1-billion/

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt