![]() |
A FNABA tem vindo, desde 2007, a dialogar com as diversas entidades oficiais, no sentido de implementar em Portugal um conjunto de medidas que visem a promoção do investimento por parte dos Business Angels, em projectos empresariais nas suas fases iniciais de desenvolvimento. Muito do que foi defendido e proposto pela FNABA, ao nível dos Fundos de Co-Investimento, encontra-se vertido neste 1º Fundo de Co-investimento agora criado, e que assenta essencialmente na experiência holandesa, tido como um verdadeiro caso de sucesso a nível europeu.
Agora que o Fundo está criado, a FNABA assumirá a responsabilidade de desenvolver as acções de sensibilização e de divulgação necessárias junto das várias Associações que congrega – e que são presentemente 10 ao longo de todo o país – para que estas aproveitem o montante disponível e que os seus Business Angels criem as respectivas sociedades veículos para investir em start-ups inovadoras.
Paralelamente a FNABA procurará encorajar e mobilizar novos Business Angels, tradicionalmente envolvidos na gestão de empresas tecnológicas inovadoras de pequena dimensão e em fase “seed capital”, através da disponibilização dos seus serviços os quais poderão ser contactados via info@fnaba.org .
No plano operacional, competirá às sociedades veículo detidas pelos Business Angels apresentar a respectiva Candidatura à Linha de Financiamento criada ao abrigo do Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação (SAFPRI) através do Programa COMPETE, até à data limite de 30 de Outubro de 2009. Importante será realçar, a este propósito, que a selecção das candidaturas obedecerá à análise de vários critérios por parte da Autoridade de Gestão do Programa COMPETE, tais como a existência de recursos humanos e financeiros adequados à gestão da entidade veículo e a experiência comprovada na detecção, análise e acompanhamento de projectos.