Nos EUA, cientistas estão a receber um apoio de $50.000 do governo para aprender as habilidades empresariais necessárias para levar as suas inovações para o mercado e, talvez, tornar-se milionários.
O curso faz parte do programa da National Science Foundation lançado recentemente, o Inovation Corps (I-Corps), que visa ajudar os cientistas a dar o salto para o empreendedorismo.
As primeiras 21 equipas terminaram o curso com dois meses de duração no início deste mês.
Pode ler mais no artigo do Future of Technology em msnbc.com
Caro Francisco,
Excelente programa para complementar dois que já existem já desde os anos 80 – as SBIR e STTR, bolsas do Governo Federal via vários departamentos, incluíndo o National Health Institute, com o propósito de incentivarem empresas e investigadores a estudarem aplicações práticas e potenciais ideias de negócio.
Seria tão fácil implementar – devidamente adaptadas – iniciativas destas no nosso País e dum modo já provado e comprovado até pelas várias gerações de cientistas portugueses que trabalharam nos EUA e beneficiaram das mesmas para suporte da sua ivestigação.
A nossa Secretária de Estado da Ciência, a Dra Leonor Parreira, poderia concretizar uma parceria com a Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e iniciarem um destes programas a longo prazo.
Exemplos: Qualcomm, Wyatt Technology Corporation, Symantec e então na parte de Life Sciences a lista é interminável.
Abraço