Serviço à Sociedade e Criatividade

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Artigo de opinião do meu amigo Eugénio Viassa Monteiro, professor na AESE, publicado no Diário Económico a 16 de Maio com o tema “Sociedade e Criatividade”.

Foi uma semana agitada: o Pingo Doce deu um ‘golpe de mestre’ que não deixou ninguém indiferente: condenaram-no uns sindicalistas, alguns jornalistas, os manifestantes do 1º de Maio, algum governante, mas também foi olhado com admiração por muitos outros.

Quando todos denunciam -os governantes, os empresários, os desempregados- o pouco sentido empreendedor e criativo no nosso País, eis que surge uma ideia formidável que põe tudo em alvoroço. É pena que a reacção mais barulhenta fosse de condenação; tímida foi a aprovação ou felicitação. Merecia um agradecimento especial e um louvor altissonante! Na realidade, somos mais maldizentes, destrutivos, ameaçadores e invejosos do que positivos, apreciadores, louvando ideias originais e feitos. Vasco da Gama, hoje, teria sido vaiado, parece-me, de regresso a Lisboa, por se ter aventurado demais…

Pode ler o artigo aqui – ficheiro .pdf (0,16MB) ou no site do DE.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt